DECRETO Nº 67348, DE 06 DE OUTUBRO DE 1970. Institui o Programa Intensivo de Pos-graduação, Nas Areas Ligadas Ao Desenvolvimento Tecnologico do Pais, e da Outras Providencias.

decreto nº 67.348, de 6 de outubro de 1970.

Institui o Programa Intensivo de pós-graduação, nas áreas ligadas ao Desenvolvimento Tecnológico do País, e dá outras providências.

O PRESIDENTE da REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1º

Como refôrço aos programas já existentes, é instituído, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o Programa Intensivo de Pós-Graduação, com a finalidade de incrementar o aperfeiçoamento pós-graduado, mediante cursos e estágios, no País e no Exterior, com vistas ao Desenvolvimento Tecnológico dos setores prioritários, observadas as seguintes principais áreas:

I -Tecnologia, sob todos os aspectos;

II - Profissões da saúde;

III - Administração pública e de emprêsas;

IV - Economia;

V - Ciências agrárias.

Art. 2º

O programa destina-se a proporcionar, em seu primeiro estagio, bôlsas de manutenção, em regime de dedicação exclusiva, para pós-graduação, no País, a pelo menos dois alunos selecionados dentre os do primeiro têrço de cada turma das 200 (duzentas) principais unidades de ensino superior, nas diferentes regiões.

Parágrafo único. O aperfeiçoamento pós-graduado de que trata êste artigo será realizado em cursos de Mestrado e Doutorado, credenciados pelo Conselho Federal de Educação.

Art. 3º

O valor das bôlsas de manutenção de que trata o artigo anterior poderá ser de até cinco vêzes o maior salário-mínimo mensal em vigor.

Art. 4º

As bôlsas para o Exterior, - após a realização de pós-graduação no País, ou em áreas que nêle não estavam cobertas - serão até o máximo de 80 (oitenta) novas em cada ano, podendo alcançar, com as renovações, até um total de 120 (cento e vinte) e terão o seu valor estabelecido segundo o custo de vida no país de que se tratar.

§ 1º As bôlsas de que trata êste artigo serão concedidas aos melhores alunos dos vinte cursos de pós-graduação nacionais que forem escolhidos para êsse fim.

§ 2º A seleção dos estabelecimentos onde se realizará a pós-graduação, no Exterior, terá o sentido de escolher sempre os melhores, no campo de especialização preferido, entre os diferentes países.

§ 3º Em casos excepcionais, poderá ser autorizada a complementação de bôlsas, ou a concessão de bôlsas para estágio técnico, no Exterior, a pós-graduados com diploma de Mestrado ou Doutorado.

Art. 5º

O programa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT