DECRETO Nº 55242, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1964. Reestrutura o Conselho Nacional de Saude.

Localização do texto integral

DECRETO Nº 55.242, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1964.

Reestrutura o Conselho Nacional de Saúde.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,

Decreta:

Art. 1º O Conselho Nacional de Saúde (C.N.S.), a que se refere o artigo 67 da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, e o artigo 4º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 54.956, de 16 de novembro de 1953, e órgão de consulta em matéria de saúde.

Da Competência do Conselho

Art. 2º Compete ao Conselho Nacional de Saúde opinar:

I - sôbre as matérias que lhe devam ser submetidas por fôrça de disposição de lei;

II - mediante solicitação do Ministro de Estado da Saúde;

a) sôbre questões e problemas relativos à promoção, recuperação e proteção de saúde, indicando mediante adotadas para sua solução;

b) sôbre a realização de pesquisas cientificas e estudos atinentes e assuntos relacionados com a saúde;

c) sôbre projetos de regimentos regulamentos, leis e decretos relacionados com as atividades técnica, especificas, do Ministério da Saúde.

Da Composição do Conselho

Art. 3º O Conselho Nacional de Saúde, além do Ministro da Saúde que será seu presidente, compõe-se dos seguintes membros:

a) membros natos: quatro dirigentes de ógãos de administração superior do Ministério da Saúde;

b) quatro membros escolhidos entre técnicos de notória capacidade e comprovada experiência em assuntos de saúde;

c) quatro membros representantes das seguintes instituições.

Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira Militar, Sociedade Brasileira de Higiene e Associação Médica Brasileira.

§ 1º O Conselho Nacional de Saúde terá um Vice-Presidente designado dentre os seus membros natos pelo Ministro de Estado da Saúde.

§ 2º São consideradas entidades colaboradoras do Conselho Nacional de Saúde o Conselho de Medicina da Previdência Social do Ministério do Trabalho, a Seção Brasileira da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária, a Associação Brasileira de Hospitais, o Departamento de Obras e Saneamento do Ministério de Viação e Obras Públicas e Serviçode Defesa Sanitária Animal, do Ministério da Agricultura e a Funadação do SESP.

§ 3º além das entidades constantes do parágrafo anterior, o Conselho Nacional de Saúde poderá convidar outros órgãos, autoridades ou técnicos e cientistas nacionais ou estrangeiros, a comparecer a reuniões do Conselho para colaborarem no estudo de questões em pauta ou para fazerem...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT