Decreto nº 88.264 de 28/04/1983. APROVA O SISTEMA DE BALIZAMENTO MARITIMO, REGIÃO 'B', DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE SINALIZAÇÃO NAUTICA - IALA.

Decreto nº 88.264 de 28 de abril de 1983.

Aprova o Sistema de Balizamento Marítimo, Região "B", da Associação Internacional de Sinalização Náutica - IALA.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III da Constituição e, considerando o estabelecido no Acordo sobre o Sistema de Balizamento Marítimo da Associação Internacional de Sinalização Náutica - IALA firmado em 15 de abril de 1982, em Paris, França,

DECRETA:

Art. 1º

Fica aprovado o Sistema de Balizamento Marítimo, Região "B", da Associação Internacional de Sinalização Náutica - IALA, anexo a este Decreto, a ser utilizado no balizamento marítimo e de águas interiores no Território Nacional.

Art. 2º

Em águas interiores, o Sistema de Balizamento Marítimo, Região "B", da IALA poderá ser complementado por outros sinais de auxílio à navegação, desde que o estabelecimento desses sinais tenha sido autorizado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

Art. 3º

O Sistema de Balizamento Marítimo, Região "B", da IALA será implantado no período de 1º de maio de 1984 a 31 de dezembro de 1986.

Parágrafo único -.Nas regiões onde não houver ocorrido a implantação do Sistema, durante o período a que se refere este artigo, serão observadas as convenções para balizamento aprovadas pelo Decreto nº 46.914, de 29 de setembro de 1959.

Art. 4º

Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogado, a contar de 1º de janeiro de 1987, o Decreto nº 46.914, de 29 de setembro de 1959.

Brasília, DF., em 28 de abril de 1983; 162º da Independência e 95º da República.

AURELIANO CHAVES

Maximiano Fonseca

SISTEMA DE BALIZAMENTO MARÍTIMO, REGIÃO "B", DA IALA

BALIZAMENTO CEGO E LUMINOSO

1 - SINAIS LATERAIS

1.1 - BOMBORDO

Cor: verde.

Formato: cilíndrico, pilar ou charuto.

Tope (se houver): cilindro verde.

Para serem deixados por bombordo por quem entra nos portos.

Quando luminosa, a bóia exibe luz verde com um lampejo ou uma ocultação por período.

1.2 - BORESTE

Cor: encarnada.

Formato: cônico, pilar ou charuto.

Tope (se houver): cone encarnado com o vértice para cima. Para serem deixado por boreste por quem entra nos portos. Quanto luminosa, a bóia exibe luz encarnada com um lampejo ou uma ocultação por período.

1.3 - CANAL PREFERENCIAL A BORESTE

Cor: verde com uma faixa larga horizontal encarnada.

Formato: cilíndrico, pilar ou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT