DECRETO Nº 55231, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1964. Manda Observar as Regras do Decreto 47.225, de 12 de Novembro de 1959, Nos Casos que Menciona.

Localização do texto integral

DECRETO Nº 55.231, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1964.

Manda observar as regras do Decreto nº 47.225, de 12 de novembro de 1959, nos casos que menciona.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, nº I da Constituição Federal e

CONSIDERANDO que a aplicação do Decreto nº 47.225, de 12-11-59, tem contrariado em certos casos, os legítimos interêsses nacionais.

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar a expansão da participação da bandeira brasileira no longo curso, observados os critérios de eficiência dos serviços e, sobretudo, de manutenção e ampliação de mercados, de forma a atender aos reclamos da economia do País,

Decreta:

Art. 1º Nos casos excepcionais, previstos na Constituição Federal em que a navegação de cabotagem seja permitida a navios estrangeiros sob o regime de afretamento, serão observadas as regras do Decreto número 47.225 de 12-11-59.

Parágrafo Único - Entende-se como navegação de cabotagem a executada entre portos dos Estados do Brasil, podendo estender-se aos portos do Rio da Prata e das Guianas, conforme definido no Regulamento de Tráfego Marítimo.

Art. 2º Caberá à Comissão de Marinha Mercante autorizar e registrar afretamentos de navios estrangeiros às empresas de navegação nacionais legalmente constituídas que a seu juízo satisfizerem as condições de capacidade financeira e operacional bem como de idoneidade profissional, para ampliarem a participação do Brasil no tráfego de longo curso.

Parágrafo primeiro. A Comissão de Marinha Mercante, na concessão de pedidos de afretamento levará em conta precisamente o interêsse da economia nacional procurando manter linhas de longo curso na direção dos mercados internacionais, de modo a garantir uma percentagem razoável de transporte em navios de bandeira brasileira.

Parágrafo segundo. Nas concessões para a exploração regular de linha de longo curso não será permitida a concorrência entre emprêsas de bandeira nacional gozando de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT