DECRETO Nº 60596, DE 13 DE ABRIL DE 1967. Aprova o Estatuto da Fundação Centro Brasileiro de Tv Educativa.

Localização do texto integral

DECRETO Nº 60.596, DE 13 DE ABRIL DE 1967.

Aprova o Estatuto da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 83, inciso II, da Constituição, e de acôrdo com o disposto no art. 10 da Lei nº 5.198, de 3 de janeiro de 1967,

DECRETA:

Art. 1º Fica aprovado o Estatuto da Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, que a êste acompanha, assinado pelo Ministro da Educação e Cultura.

Art. 2º Êste decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 3 de abril de 1967; 146º da Independência e 79º da República.

Pedro Aleixo

Tarso Dutra

ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO

CENTRO BRASILEIRO DE TV

EDUCATIVA

CAPÍTULO I

Das Finalidades

Art. 1º A Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, instituída pelo Poder Executivo, de acôrdo com a Lei nº 5.198, de 3 de janeiro de 1967, terá por finalidade a produção, aquisição e distribuição de material áudio-visual destinado à televisão educativa, contribuindo, direta ou indiretamente, para a expansão e o aperfeiçoamento do sistema de televisão educativa no país.

Art. 2º Para a consecução de seus fins, a Fundação poderá dispor de órgãos específicos e veículos próprios e promover seus objetivos através das emissoras públicas e particulares, entrosadas no sistema nacional de televisão educativa, mediante convênios e regimes especiais de cooperação, e, bem assim, colaborar com as emissoras de televisão em geral, na esfera dos interêsses comuns relacionados com a educação e a cultura.

CAPÍTULO II

Da Sede, do Fôro e da Autonomia

Art. 3º A Fundação terá sede e fôro na cidade do Rio de Janeiro até que se torne possível sua transferência para o Distrito Federal.

Art. 4º A Fundação tem autonomia administrativa e financeira.

CAPÍTULO III

Do Patrimônio e dos Equipamentos

Art. 5º O patrimônio da Fundação, inicialmente constituído pela dotação de NCr$1.000.000 (um milhão de cruzeiros novos), doada pelo Poder Executivo, será integrado:

a) pelos bens e direitos que receber em doação, de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiros;

b) pelos bens e direitos que resultarem de suas rendas ou subvenções recebidas; e

c) pelos bens e direitos que adquirir no exercício de suas atividades.

Art. 6º Os bens e direitos da Fundação serão utilizados somente para a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT