DECRETO Nº 70044, DE 25 DE JANEIRO DE 1972. Aprova o Regulamento para o Corpo de Fuzileiros Navais e da Outras Providencias.

DECRETO Nº 70.044, DE 25 DE JANEIRO DE 1972.

Aprova o Regulamento para o Corpo de Fuzileiro Navais e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição,

Decreta:

Art. 1º

Fica aprovado o Regulamento para o Corpo de Fuzileiros Navais, que com este baixa, assinado pelo Ministério de Estado da Marinha.

Art. 2º

Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogados o Decreto nº 27.956, de 4 de abril de 1950, e demais disposições em contrário.

Brasília, 25 de janeiro de 1972; 151º da Independência e 84º da República.

Emílio G. Médici

Adalberto de Barbos Nunes

REGULAMENTO PARA O CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Capítulo I Artigos 1 e 2

Dos fins

Art. 1º

O corpo de fuzileiros navais (CFN), parte integrante da Marinha do Brasil - tem suas origens na Brigada Real da Marinha, instituída em Lisboa, Portugal, por alvará de 28 de agôsto de 1797, tendo chegado à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, acompanhado as Cortes Portuguesas, em 7 de março de 1808, foi reorganizado a 13 de maio de 1808 recebendo o nome de Corpo da Brigada Real do Brasil; pelos serviços prestados na consolidação da Independência do Brasil, passou a chamar-se por Decreto Imperial de 31 de janeiro de 1826, de Imperial Brigada de Artilharia da Marinha; recebeu durante o 1º Império e a Regência, diferentes denominações, e no 2º Império, pelo Decreto nº 535 de 11 de setembro de 1847, foi, pela primeira vez, chamado de Corpo de Fuzileiros Navais; reorganizado diversas vezes ainda no 2º Império e na República, recebeu diferentes nomes até que, pelo Decreto nº 21.106 de 29 de janeiro de 1932, foi definitivamente denominado corpo de Fuzileiros Navais - é o organismo de comando e apoio para ações e operações terrestres de caráter naval com a finalidade principal de desenvolver a doutrina, a tática, a técnica e os meios empregados por Fôrças de Desembarque em Operações Anfíbias.

Art. 2º

Para a consecução de sua finalidade, cabe ao CFN:

I - prover Fôrças combatentes para emprego em Operações Anfíbias, em defesa imediata de Bases e Instalações Navais e na execução de limitadas operações terrestres necessárias à realização de uma campanha naval;

II - prover Fôrças e destacamentos para a segurança, guarda e proteção de órgãos e instalações navais, bem como Destacamentos para integrarem guanições de navios e estabelecimentos da Marinha;

III - exercer a administração geral do pessoal do CFN;

IV - formulará as normas técnicas e doutrinárias para o emprego de todas as Fôrças de Fuzileiros Navais, dentro da Doutrina estabelecida pelo Estado-Maior da Armada (EMA);

V - administrar, adestrar e empregar as Fôrças de Fuzileiros Navais, que lhe estejam diretamente subordinadas;

VI - recrutar, selecionar e formar o pessoal do CFN; e

VII- instruir o pessoal do CFN promovendo o ensino o adestramento e aperfeiçoamento, exceto no que compete à Diretoria de Ensino da Marinha e à Escola de Guerra Naval.

Capítulo III Artigos 3 a 9

Da Organização

Art. 3º

O CFN é subordinado ao Comando de Operações Navais.(CON).

Art. 4º

O CFN é comandado por um Comandante-Geral, e compreende:

I - Comando-Geral (CGCFN);

II - Fôrças de Fuzileiros da Esquadra (FFE);

III - Fôrças de Seguranças (FS);

IV - Comando de Apoio (Cap.).

Art. 5º

O CGCFN é o órgão da Administração Naval que tenha a finalidade de planejar, dirigir, coordenar e controlar as atividades operativas, administrativas e técnicas dos elementos subordinadas e supervisionar, tècnicamente, as Fôrças de Segurança.

Parágrafo único. Para a consecução de sua finalidade, cabe ao Comando-Geral do CFN:

I - no que diz respeito ao emprêgo de todas as Fôrças de Fuzileiros Navais:

- formular as normas técnicas e - desenvolver a doutrina, técnica, a tática e os meios empregados pelas Fôrças de Desembarque.

- no que diz respeito à administração geral do pessoal e à execução do Serviço Militar no CFN;

- recrutar, selecionar e movimentar praças;

- movimentar Oficiais;

- tratar dos assuntos pertinentes ao cadastro, direitos, deveres e disciplina;

- propor princípios, condições e critérios básicos para constituição da reserva do CFN; e

- propor princípios, condições e critérios básicos para carreira do pessoal.

III - no que diz respeito à formação e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT